shortcut icon

PANTHO~1

Localizado no topo da Montanha Sainte-Geneviève, colina de Paris situada no 5e arrondissement, o Panteão foi inicialmente a Igreja de Sainte-Geneviève, construída por Luís XV para abrigar o relicário de Santa Genoveva, padroeira da Cidade de Paris.

Durante a revolução esta basílica de estilo neoclássico tornou-se o Panthéon de Paris com o objetivo de celebrar os grandes homens da nação.Uma obra-prima de 83 metros de altura em forma de cruz grega concebida pelo arquiteto Soufflot para rivalizar com a Basílica de São Pedro em Roma e a Catedral de Saint-Paul em Londres.

A partir da Revolução, a França presta homenagem aos grandes personagens que marcaram a sua história. No frontão, está gravado em letras douradas: “Aux Grands Hommes, la Patrie Reconnaissante” (Aos grandes Homens, A Pátria Reconhecida). O Panteão tem uma cripta, que está na câmara subterrânea que é o lugar de descanso final para muitos conhecidos escritores franceses , poetas e cientistas totalizando 71 franceses ilustres franceses dentre eles : Voltaire, Jean-Jacques Rousseau, Victor Hugo, Pierre e Marie Curie, Émile Zola, Jean Moulin e André Malraux. Ao centro da nave, encontra-se suspenso o célebre pêndulo de Foucault.

Simplesmente EMOCIONANTE !

Informações práticas :

  • Aberto todos os dias :

1° abril a 30 setembro, 10h às 18h30

1° outubro a 31 março, 10h às 18h

  • Fechado : 1° janeiro / 1° maio / 25 dezembro
  • Tarifa : 7,50 € (sujeito a alteração)

pantheon

No Comments

Page 1 of 11